terça-feira, 5 de novembro de 2013

A BÍBLIA PROÍBE O USO DE IMAGENS?





Sim, a Bíblia proíbe o uso e a construção de imagens! E condena de uma forma bastante clara! E quem adora imagens está muito errado. Mas já ouvi pessoas dizendo que a Igreja Católica omite e evita falar dos textos que condenam o uso de imagens.  Mas ao menos que eu saiba a Igreja não rasgou as páginas da Bíblia que falam isso. Estas passagens estão lá, tanto na Bíblia dos Evangélicos como na dos Católicos.
Vejamos alguns textos:

Êxodo 20,4-5
Deus disse: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso...”

Jeremias 51,47; cf. Isaías 21,9
“Portanto, eis que vêm dias, em que castigarei as imagens de escultura da Babilônia, toda a sua terra será envergonhada, e todos os seus cairão traspassados no meio dela”

Ezequiel 30,13-19
O Egito, também, foi condenado por sua idolatria: “Assim diz o SENHOR Deus: Também destruirei os ídolos e darei cabo das imagens em Mênfis.... Assim, executarei juízo no Egito, e saberão que eu sou o SENHOR”

 Salmo 134
Os ídolos dos pagãos não passam de prata e ouro, são obras de mãos humanas.Têm boca e não podem falar; têm olhos e não podem ver;têm ouvidos e não podem ouvir. Não há respiração em sua boca.Assemelhem-se a eles todos os que os fizeram, e todos os que neles confiam.

           Êxodo 32,7-11.13-14
O Senhor disse a Moisés: “Vai, desce, porque se corrompeu o povo que tiraste do Egito. Desviaram-se depressa do caminho que lhes prescrevi; fizeram para si um bezerro de metal fundido, prostraram-se diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo: eis, ó Israel, o teu Deus que te tirou do Egito.


Estes textos estão também na Bíblia Católica e a Igreja nunca os escondeu de ninguém. Mas se não me engano, na Bíblia Evangélica também existem textos nos quais Deus manda, ordena, a construção de Imagens e que devem ser lidos e não esquecidos. Vejamos alguns:

(Números 21,8)
“Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.”

            (Êxodo 25,18)
Durante a construção da Arca da Aliança, Deus manda construir os querubins: “Farás dois querubins (anjos) de ouro, de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório” .

(Conferir I Reis. 6,23-35 e 7,29).  
Durante a Construção do Templo de Jerusalém, Deus manda, ainda, a Salomão enfeita-lo com imagens de querubins (“Fez no santuário dois querubins de pau de oliveira, que tinham dez côvados de altura”), palmas, flores, bois e leões



Como entender tudo isso? Por um lado Deus condena o uso de imagens e por outro manda construir? Aqui temos que entender estes textos bíblicos dentro do seu contexto histórico e cultural.
Na época em que estes textos foram escritos estamos num contexto de idolatria, ou seja, de religiões chamadas “pagãs” que adoravam imagens como se aquelas imagens fossem seus deuses: um bezerro, um gato, uma águia... Por isso nos textos acima temos referências a lugares e religiões determinadas: Babilônia, Egito, Pagãos...
O uso de imagens feito pelas religiões pagãs e idólatras destes lugares é muito diferente do nosso: para nós as imagens são como fotografias que usamos pra visualizar e assim recordar mais facilmente o testemunho de cristãos que marcaram nossa fé e nos indicam que é possível chegar até Deus. Para estes povos e religiões as imagens eram consideradas deuses. Por isso o profeta Habacuc diz: "Ai daquele que diz ao pau: Acorda, e à pedra muda: Desperta" (Hc 2, 19).

Percebemos com isso que o grande problema não está na construção das imagens ou em ter ou não imagens, mas o grande problema está na forma como se usam as imagens. Para nós católicos as imagens não são amuletos. Para os povos pagão eram como amuletos da sorte. Aqui temos uma diferença muito grande.
Portanto, se algum católico adora imagens ou as usa como amuleto, a sua devoção e fé estão erradas, assemelhando-se ao culto pagão. Deve este, portanto, corrigir sua fé.


Concluo aqui com as palavras do Concílio de Trento que afirma o seguinte: 

As imagens de Jesus Cristo, da Mãe de Deus, e dos outros santos, podem ser adquiridas e conservadas, sobretudo nas Igrejas, e se lhes pode prestar honra e veneração; não porque há nelas qualquer virtude ou qualquer coisa de divino, ou para delas alcançar qualquer auxílio, ou porque se tenha nelas confiança, como os pagãos de outrora, que colocavam a sua esperança nos ídolos, mas, sim, porque o culto que lhes é prestado dirige-se ao original que representam, de modo que nas imagens que possuímos, diante das quais nos descobrimos ou inclinamos a cabeça, nós adoramos Cristo, e veneramos os santos que elas representam”. (Sess XXV)



Pe. Gilberto Antonio Boçon sdP


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