Sim, a Bíblia proíbe o uso e a construção
de imagens! E condena de uma forma bastante clara! E quem adora imagens está
muito errado. Mas já ouvi pessoas dizendo que a Igreja Católica omite e evita
falar dos textos que condenam o uso de imagens.
Mas ao menos que eu saiba a Igreja não rasgou as páginas da Bíblia que
falam isso. Estas passagens estão lá, tanto na Bíblia dos Evangélicos como na dos
Católicos.
Vejamos alguns textos:
Êxodo 20,4-5
Deus disse: “Não farás para ti imagem de escultura, nem
semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas
águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o
SENHOR, teu Deus, Deus zeloso...”
Jeremias 51,47; cf. Isaías 21,9
“Portanto,
eis que vêm dias, em que castigarei as imagens de escultura da Babilônia, toda
a sua terra será envergonhada, e todos os seus cairão traspassados no meio
dela”
Ezequiel 30,13-19
O Egito, também, foi condenado por sua idolatria: “Assim diz o
SENHOR Deus: Também destruirei os ídolos e darei cabo das imagens em Mênfis....
Assim, executarei juízo no Egito, e saberão que eu sou o SENHOR”
Salmo 134
Os ídolos dos pagãos não passam de prata e ouro,
são obras de mãos humanas.Têm boca e não podem falar; têm olhos e não podem
ver;têm ouvidos e não podem ouvir. Não há respiração em
sua boca.Assemelhem-se a eles todos os que os fizeram, e
todos os que neles confiam.
Êxodo 32,7-11.13-14
O Senhor disse a Moisés: “Vai, desce, porque se corrompeu o povo que tiraste do
Egito. Desviaram-se depressa do caminho que lhes prescrevi; fizeram para si um bezerro
de metal fundido, prostraram-se diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios,
dizendo: eis, ó Israel, o teu Deus que te tirou do Egito.
Estes textos estão também na Bíblia Católica e a Igreja
nunca os escondeu de ninguém. Mas se não me engano, na Bíblia Evangélica também
existem textos nos quais Deus manda, ordena, a construção de Imagens e que devem ser lidos e não esquecidos. Vejamos alguns:
(Números 21,8)
“Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for
mordido, olhando para ela, será salvo.”
(Êxodo 25,18)
Durante a construção da Arca da Aliança, Deus manda
construir os querubins: “Farás dois
querubins (anjos) de ouro, de ouro batido os farás, nas duas extremidades do
propiciatório” .
(Conferir I Reis. 6,23-35 e 7,29).
Durante a Construção do Templo de Jerusalém, Deus manda,
ainda, a Salomão enfeita-lo com imagens de querubins (“Fez no
santuário dois querubins de pau de oliveira, que tinham dez côvados de altura”), palmas, flores, bois e leões
Como entender tudo isso? Por um lado Deus condena o uso de
imagens e por outro manda construir? Aqui temos que entender estes textos
bíblicos dentro do seu contexto histórico e cultural.
Na época em que estes textos foram escritos estamos num contexto de
idolatria, ou seja, de religiões chamadas “pagãs” que adoravam imagens como se
aquelas imagens fossem seus deuses: um bezerro, um gato, uma águia... Por isso
nos textos acima temos referências a lugares e religiões determinadas:
Babilônia, Egito, Pagãos...
O uso de imagens feito pelas religiões pagãs e idólatras destes lugares é muito
diferente do nosso: para nós as imagens são como fotografias que usamos pra
visualizar e assim recordar mais facilmente o testemunho de cristãos que
marcaram nossa fé e nos indicam que é possível chegar até Deus. Para estes
povos e religiões as imagens eram consideradas deuses. Por isso o profeta
Habacuc diz: "Ai daquele que diz ao pau:
Acorda, e à pedra muda: Desperta" (Hc 2, 19).
Percebemos com isso que o grande problema não está na construção das
imagens ou em ter ou não imagens, mas o grande problema está na forma como se
usam as imagens. Para nós católicos as imagens não são amuletos. Para os povos
pagão eram como amuletos da sorte. Aqui temos uma diferença muito grande.
Portanto, se algum católico adora imagens ou as usa como amuleto, a sua
devoção e fé estão erradas, assemelhando-se ao culto pagão. Deve este,
portanto, corrigir sua fé.
Concluo aqui com as palavras do Concílio de Trento que afirma o seguinte:
“As
imagens de Jesus Cristo, da Mãe de Deus, e dos outros santos, podem ser
adquiridas e conservadas, sobretudo nas Igrejas, e se lhes pode prestar honra e
veneração; não porque há nelas qualquer virtude ou qualquer coisa de divino, ou
para delas alcançar qualquer auxílio, ou porque se tenha nelas confiança, como
os pagãos de outrora, que colocavam a sua esperança nos ídolos, mas, sim,
porque o culto que lhes é prestado dirige-se ao original que representam, de
modo que nas imagens que possuímos, diante das quais nos descobrimos ou
inclinamos a cabeça, nós adoramos Cristo, e veneramos os santos que elas
representam”. (Sess XXV)
Pe. Gilberto Antonio Boçon sdP
Pe. Gilberto Antonio Boçon sdP
Nenhum comentário:
Postar um comentário