terça-feira, 5 de novembro de 2013

MARIA TEVE OUTROS FILHOS ALÉM DE JESUS?



A Igreja católica afirma com muita certeza e força que Maria é Virgem; virgem no sentido real da palavra: nunca teve relação sexual.  Por que então a bíblia diz que Jesus teve irmãos? De fato, os textos bíblicos são muito claros:

·         Não é este o carpinteiro (Jesus), filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? E não estão aqui conosco suas irmãs? (Mc 6,3)

·       Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? (Mt 13, 55-56)

      Falava ainda Jesus à multidão quando sua mãe e seus irmãos chegaram do lado de fora, querendo falar com ele. Alguém lhe disse: "Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo. (Mt 12,46-50)

 

 Tendo em conta estes textos, poderíamos afirmar que a Igreja católica está errada ao afirmar a Virgindade de Maria? Não. Por quê? Porque a concepção virginal de Maria é muito clara:

·         Maria disse ao anjo: como se fará isso, pois eu não conheço homem algum? Respondendo o anjo, disse-lhe: o Espírito Santo descerá sobre ti e a virtude do Altíssimo te cobrirá com sua sombra; por isso mesmo o Santo que há de nascer de ti, será chamado Filho de Deus. (Lc 1, 34-35).

·                    A geração de Jesus Cristo foi deste modo: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, achou-se ter concebido (por obra) do Espírito Santo, antes de coabitarem. José, seu esposo, sendo justo, e não a querendo difamar, resolveu repudiá-la secretamente. (Mt 1, 18-19)

Estes textos mostram-nos claramente que Maria não precisou de uma relação sexual com José para conceber Jesus. Porém, não nos provam que Maria não teve outros filhos depois de dar à luz Jesus.
Para responder a isto temos outro texto que nos dá uma pista muito importante:

·                    Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse à sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa. (Jo 19,26-27).

Este texto nos prova com certeza que Jesus era filho único e Maria era viúva. Se isso não fosse verdade e Maria tivesse outros filhos, não haveria necessidade de Jesus se preocupar com o sustento de sua mãe, pois haveriam outros filhos para cuidar dela. Mas Jesus se preocupa em entregar ela aos cuidados de João porque sabe que ela ficaria sozinha depois da Sua morte.


Mas porque entao a bíblia fala de irmãos de Jesus? Temos duas teorias para explicar isso: 

1. A Bíblia em várias passagens usa a palavra “irmão” para se referir aos parentes próximos. Por exemplo Gn 13, 8: “Disse, pois, Abrão a Lot: Peço-te que não haja contendas entre mim e ti, nem entre os meus pastores e os teus pastores; porque somos irmãos.  Note-se que Lot era sobrinho de Abrão conforme Gn 12, 5: “Levou consigo Sarai, sua mulher, e Lot, filho de seu irmão...”. Outro exemplo podemos tirar de I Crôn 15, 4-10: “E Davi reuniu os filhos de Arão e os levitas: Dos filhos de Coate: Uriel, o chefe, e de seus irmãos cento e vinte. Dos filhos de Merari: Asaías, o chefe, e de seus irmãos duzentos e vinte. Dos filhos de Gérson: Joel, o chefe, e de seus irmãos cento e trinta. Dos filhos de Elizafã: Semaías, o chefe, e de seus irmãos duzentos. Dos filhos de Hebrom: Eliel, o chefe, e de seus irmãos oitenta. Dos filhos de Uziel: Aminadabe, o chefe, e de seus irmãos cento e doze”.

2. Esta outra teoria não tem base bíblica, mas é muito pertinente: acredita-se que estes irmãos de Jesus eram filhos somente de S. José. Provavelmente ele quando casou com Maria já era viúvo e, portanto, tinha filhos de um primeiro casamento. Isso se supõe pelo fato de São José ser um pouco mais velho quando casou com Maria; isso também se supõe pelo fato de, muito provavelmente, ele ter morrido antes da morte de Jesus. Caso contrário Jesus não teria confiado Maria aos cuidados de João aos pés da cruz antes de Sua morte.



  Vimos aqui, portanto, que tudo aquilo que a Igreja Católica afirma a respeito de Maria não é invenção, mas tem base sólida na Sagrada Escritura. E o carinho que a Igreja católica tem por Maria tem sim base bíblica:


·                   Minha alma glorifica o Senhor; e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador. Porque lançou os olhos para a humildade da sua serva; portanto, eis que, de hoje em diante, todas as geraçoes me chamarão bem-aventurada. Porque o Todo-poderoso fez em mim grandes coisas... (Lc 1, 46-49)

A Igreja Católica não inventa coisas sobre a fé. Tudo que ela acredita tem base bíblica. Mas deve-se sempre ter o cuidado de não se interpretar a bíblica isoladamente, ou seja, pequenos textos fora do contexto global, valorizando alguns textos e esquecendo-se de outros, ou usando a bíblia para sustentar alguma teoria fazendo ela dizer aquilo que não quer dizer!

Se há alguma dúvida em relação à fé, procuremos estudar e conhecer. Tudo o que a Igreja Católica ensina está na Bíblia!!!


Pe. Gilberto Antonio Boçon sdP

Nenhum comentário: