quinta-feira, 5 de junho de 2014

NOSSA VIDA ESTÁ ESCRITA NAS MÃOS DE DEUS?






           Caros leitores, gostaria de refletir com vocês neste mês de Junho sobre esta pergunta enviada ao meu email:Quando fomos concebidos, lá no ventre materno, ou quando nascemos, Deus já fez a nossa certidão de óbito?

            Esta pergunta está ligada a outras afirmações muito comuns: “morreu porque chegou sua hora”; “quando é a hora, não tem como escapar”, “nasceu para ser rico”, “nasceu para ser pobre”, entre outras que fazemos diante de fatos da vida. É até por isso que muitas pessoas recorrem a leituras de cartas, mãos, sorte, tarô e horóscopos.

            Questões e atitudes como estas demonstram que imaginamos o seguinte: o ser humano está destinado a fazer tudo aquilo “que está escrito”; a pessoa humana seria e faria somente aquilo que Deus já predestinou a ela; se a pessoa fosse destinada por Deus a ser pobre, não adiantaria fazer nada porque nunca seria rica; se fosse para morrer naquele dia, não teria como escapar porque tudo estaria escrito por Deus.

            Mas espera aí! E a liberdade humana? Será que a pessoa não pode fazer escolhas na vida? Será que a pessoa não é livre para fazer nada? Será que tudo está escrito?

            Vamos imaginar o seguinte: uma pessoa fica doente. Se Deus já escreveu toda a história desta pessoa, Ele escreveu e inseriu na vida dela a doença antes mesmo dela nascer. Mas que Deus é esse que escreve uma história de sofrimento para uma pessoa? E uma pessoa que morre em um acidente: que Deus é esse que escreve a história de vida de uma pessoa de maneira tão trágica?

            Se assim fosse, não teríamos escolha nem para ir para o céu ou inferno. Tudo estaria escrito.

            Deus seria tão mau assim? É esse o Deus apresentado a nós por Jesus Cristo? Não, não é esse o Deus de Jesus Cristo. Não é esse o Deus em que acreditamos. Deus não escreve nossa certidão de óbito em momento algum. Nosso Deus é um Deus de amor e misericórdia que nos sustenta e ampara em nossas dores e sofrimentos

            Nossa vida é livre: quem não cuida da sua saúde ou arrisca sua vida não pode culpar a Deus dizendo que aquilo estava prescrito. Nossa vida é frágil: em algum momento pode acontecer um acidente ou uma doença conosco.


            Isso não é predestinação de Deus, pois Ele respeita as leis da natureza criada por Ele!


Pe. Gilberto A. Boçon sdP

Nenhum comentário: