terça-feira, 4 de novembro de 2014

COMO INTERPRETAR CORRETAMENTE A BÍBLIA


           
            Caros amigos e amigas leitores, a Bíblia é um livro de referência para nós cristãos. Um livro que deve nos orientar em todas as nossas escolhas e opções. Mas é também um livro que, se mal interpretado, pode levar as pessoas a viver aquilo que ela não quer dizer.

            O que devemos fazer para bem interpretar a Bíblia? Em primeiro lugar devemos considerar que ela foi escrita em uma língua, cultura e tempo diferentes do qual nós vivemos. Portanto, existem na Bíblia palavras e expressões cujo sentido dado pelo autor são diferentes do sentido que costumamos dar. Por isso, para interpretar autenticamente a Bíblia deve-se procurar o sentido exato que o autor bíblico deu aos termos.

            Outra coisa importante a ser levada em conta é que o verdadeiro sentido da Escritura, a Verdade Salvífica, muitas vezes deve ser procurada no contexto, no conjunto total e não isoladamente em palavras ou expressões.

            Sabemos também que a Bíblia não é um livro único. Ela contém 73 livros que foram escritos por diferentes autores, em épocas diferentes e em gêneros literários diferentes. A Bíblia toda demorou cerca de mil anos para ser escrita; foi escrita em forma de leis, narrações, cartas, poesias, profecias, apocalipses, história, geografia... e conta mais ou menos 1800 anos de história.

            Tudo isso nos prova o conteúdo variado que encontramos nela. Portanto, o cuidado que devemos ter ao interpretá-la é o de entender o contexto histórico que está por trás do livro escrito, a cultura que envolve a narrativa, a época em que foi escrito, por quem e para quem foi escrito e qual o gênero literário presente na narrativa. Nunca confundamos os gêneros literários interpretando uma linguagem poética ou apocalíptica como se fosse uma história real.

            Uma dica importante. Sempre que tiver uma dúvida sobre um texto, procure um bom comentário que pode estar presente em uma nota de rodapé da sua própria bíblia.

            Mas mais do que tudo, não pense que se você acha difícil é melhor não lê-la. À medida que nos familiarizamos com ela, vamos interligando idéias e compreendendo melhor. Uma boa homilia de uma missa é também uma boa oportunidade para compreender melhor um texto.


           Pe. Gilberto Antonio Boçon sdP.

Nenhum comentário: